-
Arquitetos: Atelier Marko Brajovic
- Área: 130 m²
-
Fotografias:Victor Affaro
Descrição enviada pela equipe de projeto. ARCA recebeu este nome pelos moradores da região que compararam a arquitetura da casa a um navio no meio da Mata Atlântica. Se de fato, em um nível mais anedótico, o projeto parece com um navio em terra, isso vem por ter sido inspirado por um específico tipo de casa indígena (Asurini, Médio Xingu), instalado como objeto autônomo em meio à natureza, com mínimo impacto ao seu ambiente.
Para este efeito de baixo impacto, decidimos utilizar uma estrutura em formato de concha que se auto-sustenta solucionando com o mesmo elemento o telhado, as paredes e acabamentos. Os módulos de Galvalume (aço + alumínio + zinco) foram montados no local em apenas uma semana e também podem ser facilmente desmontados e reconstruídos em um novo local.
A parede interna de madeira é somente de 3 cm de espessura, encaixada à medida em que é internamente reforçada por barras de aço a qual comprime toda a estrutura. A casa pode acolher dois casais com filhos, possui uma cozinha totalmente equipada, banheiro e uma generosa área aberta que pode funcionar como uma sala ou espaço para workshops criativos e treinamentos profissionais. Para essa segunda opção, as camas se transformam em sofás e os quartos em salas de produção.
A ideia principal é que a casa seja utilizada para imersões criativas por profissionais (com ou sem crianças) que querem trabalhar em suas criações imersos na natureza e em um ambiente muito confortável.
ARCA está localizada na cachoeira Perequé, na fronteira com o parque nacional de Bocaina e a 10 km da charmosa cidade colonial Paraty, conhecida por sua enorme herança cultural e riqueza natural.
Originalmente publicado em Novembro 03, 2015